Notícias

Dia B recebe doações para a Campanha do Agasalho

A Câmara de Cachoeirinha realizou na tarde desta quinta (10/08) evento que arrecadou mais de 250 peças de roupa que serão destinados à Campanha do Agasalho. O Dia B ofereceu aos participantes diversos serviços de beleza, como cabeleireiro, maquiagem e barbearia, através da parceria com o Instituto Embelleze de Gravataí.
Marco Barbosa, presidente da Câmara, destacou a ação positiva realizada com o apoio do Viva Mulher e do Tecendo Amor. "Fazer o bem é nosso dever, principalmente sabendo de tantas pessoas que necessitam destes agasalhos nos dias frios", destacou. Vanessa Moraes, primeira dama do município, ressaltou a oportunidade de fazer o bem. "Nesta tarde todos nós podendo doar aquilo que muitas vezes nos sobra e ainda poder receber um serviço voluntário desta equipe qualificada do Instituto Embelleze", lembrou Vanessa.

Câmara Inaugura Sala das Comissões

A Câmara Municipal de Cachoeirinha tem a honra de convidar para participar do ato de inauguração da nova Sala das Comissões Leonel de Moura Brizola.

O espaço foi reformulado, dando mais transparência aos serviços da Câmara para a comunidade.

A inauguração será realizada na próxima quinta, 27 de julho, às 14h.

Câmara separou 320 kg de material reciclável em dois meses

O projeto Câmara Sustentável completou dois meses de implementação no Poder Legislativo, trazendo resultados positivos para o meio ambiente. Em junho, durante a Semana do Meio Ambiente da Câmara de Cachoeirinha, foram instaladas lixeiras de coleta seletiva em todas as salas do prédio. As lixeiras já existentes receberam adesivos de identificação, reduzindo custos e facilitando a seleção do resíduo seco e do lixo comum.
Através de uma parceria com a Associação dos Classificadores dos Resíduos Recicláveis - ACRER foram destinados nestes dois meses aproximadamente 320 kg de resíduos secos. A Associação faz a qualificação e destinação para reciclagem deste material, colaborando com um meio ambiente ainda mais sustentável.
Marco Barbosa, presidente da Câmara, destaca o empenho dos funcionários da Casa em fazer a separação do material. "Essa quantidade relevante resíduos que deixaram de ser descartados no lixo comum tem um grande significado. Ações simples podem fazer a diferença no mundo", ressaltou o presidente.

Câmara realiza Audiência Pública do Plano Plurianual

A Comissão de Orçamento, Finanças, e Controle Externo Convoca a população e entidades civis e de classe do Município de Cachoeirinha/RS para a realização de Audiência Pública perante a Câmara Municipal de Cachoeirinha, no dia 03 de agosto de 2017, às 15:00 horas, no Plenarinho da Câmara Municipal, para conhecimento e eventuais debates da matéria em análise que tramita nesta Casa Legislativa por iniciativa do Senhor Prefeito Municipal, sob a forma Projeto de Lei Executivo nº 4.166/17 que dispõe sobre o Plano Plurianual do Município de Cachoeirinha para o período de 2018 a 2021, em cumprimento ao disposto no inciso I, parágrafo 1º, do artigo 48, da Lei Complementar número 101, de 4 de maio de 2000.

Dia B na Câmara de Cachoeirinha vai arrecadar agasalhos

A Câmara de Cachoeirinha vai promover uma ação pra deixar todo mundo mais bonito e ainda fazer o bem neste inverno. O Dia B quer arrecadar agasalhos e novelos de lã para ajudar na Campanha do Agasalho 2017. Em troca, uma equipe do Instituto Embelleze vai oferecer serviços de barbearia, cabeleireiro, maquiagem e esmaltaria. 
O evento acontece na sede da Câmara, na próxima quinta (10/08), às 15h. O Dia B é realizado em parceria com o Viva Mulher, Tecendo Amor e Instituto Embelleze.

Câmara abre nova licitação

A Câmara Municipal de Cachoeirinha torna público a abertura de Edital de PREGÃO ELETRÔNICO Nº 02/2017 - BB LICITAÇÃO: 680198 : AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROCESSAMENTO DE DADOS.

Acesso o edital no link abaixo:

Câmara realiza Audiência Pública do Plano Plurianual

A Câmara Municipal de Cachoeirinha, através da Comissão de Orçamento, Finanças, e Controle Externo, realizou nesta quinta (03/08) a Audiência Pública para discutir o Plano Plurianual de Cachoeirinha para o período de 2018 a 2021.


A audiência teve por objetivo promover a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública municipal. 


Conforme o Regimento Interno, foram recepcionados pela Comissão, as emendas dos Vereadores Deoclécio Mello, Jacqueline Ritter e Fernando Medeiros. Houve também a manifestação do Vereador Felisberto Xavier e de cidadãos que acompanharam e expuseram as suas reivindicações.


Na segunda feira, dia 7 de agosto, às 15h, a Comissão se reunirá na Sala das Comissões Leonel de Moura Brizola para leitura do parecer e votação do mérito do projeto e das emendas, e após, regimentalmente seguirá para a votação plenária da Sessão Ordinária do dia 8 de agosto no plenário da Casa Legislativa.

Vereador Alcides Gattini continua na luta para manter a Agência da Previdência Social (APS) Cachoeirinha

Na manhã desta sexta-feira (21), o vereador e o assessor Gilso Nunes, representando o deputado Juvir Costella (PMDB), estiveram no Palácio Paratini, onde, na ocasião, também com o apoio do deputado federal Jones Martins (PMDB), solicitaram ao ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, que reforce a luta para que a Agência da Previdência Social de Cachoeirinha permaneça em funcionamento e que haja a realocação de servidores da Infraero para suprir as necessidades atualmente existentes.

“Sabemos que as medidas administrativas devem ocorrer junto aos ministros do Trabalho e Previdência Social, Ronaldo Nogueira, e do Planejamento, Dyogo Oliveira, e estamos imbuídos para que sejamos ouvidos e encontremos uma solução para a falta de servidores. Salientamos neste processo a valiosa participação da OAB (Subseção Cachoeirinha), representada pelo senhor Marcos”, destaca Gattini.

O ministro Osmar Terra manifestou-se dizendo ter recebido o comunicado através do deputado federal Jones Martins e sua assessoria (Rogério Nardelli), que já havia feito o contato com a superintendente Regional Sul do Instituto de Seguridade Social (INSS), Kathia Braga, e a mesma informou que não haverá o fechamento da APS de Cachoeirinha, ficando o ministro responsável pela articulação da realocação dos servidores da Infraero para adequar e atender a demanda da região.

Sala das Comissões tem novo espaço ainda mais transparente

Na tarde desta quinta (27/07) a Câmara Municipal de Cachoeirinha apresentou mais uma novidade. Vereadores, assessores e o público presente pode participar do ato de inauguração da nova Sala das Comissões. O espaço foi totalmente reformulado, sendo reorganizada a estrutura da sala para dar mais suporte às reuniões. A parede recebeu vitrines, dando mais visibilidade aos atos das comissões. Também foi implementada a gravação em vídeo de todas as reuniões, podendo o cidadão ter acesso a este material através do canal da Câmara no YouTube, acesse o link migre.me/wDOow

Marco Barbosa destacou que o significado deste ato é dar a devida atenção ao trabalho das Comissões, tão importantes quanto às sessões ordinárias realizadas todas as terças. “As pessoas devem ter o total acesso aos atos deste Poder Legislativo. Quando assumi como presidente desta Casa, uma das tantas tarefas que tinha planejado era realizar esta mudança. A transparência do parlamento é uma condição necessária para o bom andamento de nossos trabalhos”, reafirmou o presidente.

Também foi destacado o nome dado à sala em homenagem ao político Leonel de Moura Brizola. Os vereadores comentaram a importância de Brizola na história do Brasil, sendo símbolo de democracia nos momentos de maior dificuldade política.

Comissão de Constituição, Justiça e Infraestrutura Urbana, dá pareceres e tem projetos em carga

A Comissão de Constituição, Justiça e Infraestrutura Urbana, se reuniu nesta quinta-feira, 20 de julho às 14h00, na sala de comissões, analisou e concedeu parecer favorável para os seguintes projetos:

•Projeto de Lei Executivo nº 4.180/17 - Altera a Lei nº 3.796, de 20 de dezembro de 2013, que instituiu a Planta de Valores Genéricos do Município de Cachoeirinha, e dá outras providências.

•Projeto de Lei Executivo nº 4.182/17 - Revoga a Lei nº 4062, de 11 de setembro de 2015, que desafeta e autoriza a cessão de uso de área pública ao Centro de Tradições Gaúcha (CTG) Sinuelo da Amizade, e dá outras providências.

Os seguintes projetos ficaram em carga com relator vereador Joaquim Fortunato:

•Projeto de Lei Legislativo nº 39/17 - Denomina logradouro público.

•Projeto de Lei Legislativo nº 40/17 - Denomina logradouro público.

•Projeto de Lei Legislativo nº 41/17 - Institui o Dia da Capoeira e do Capoeirista e o inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município.

•Projeto de Lei Legislativo nº 42/17 - Dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos de saúde do Município de Cachoeirinha, com o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de ficarem em local visível e de fácil acesso, lista com os nomes dos médicos especialistas lotados na unidade, bem como os dias e os horários de atendimento dos mesmos, inclusive plantões, e, ainda, o número de fichas disponíveis para atendimento.

O seguinte projeto recebeu parecer desfavorável:

•Projeto de Lei Legislativo nº 35/17 - Denomina logradouro público.

Busca