Busca de Noticias

Notícias

Vereadores se reúnem na Caixa para tratar do Projeto Habitacional Romênia

Em reunião solicitada pela Frente de Acompanhamento do Projeto Habitacional Romênia, os Vereadores Rubens Otávio (MDB), Presidente da Câmara, e Alcides Gattini (MDB), estiveram na última quarta-feira, dia 4, na Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF), em Porto Alegre. Os parlamentares foram recebidos pelo Gerente de Filial, Claus dos Santos, Gerente de Negócios, Marcelo Silva, supervisor Marco Aurélio Alves e Fabíola Silveira. O objetivo do encontro foi de obter esclarecimentos sobre o Projeto Habitacional Romênia, quanto ao cadastro dos beneficiários, prazos estabelecidos para encaminhamentos dos documentos e informações sobre questões técnicas para que seja viabilizado em Cachoeirinha. O programa tramita no Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, através do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). Na oportunidade, Gattini relatou o trabalho que vem sendo feito pelos Vereadores em relação a condução do projeto, que visa beneficiar famílias cadastradas em área de risco. O Presidente da Câmara, Rubens Otávio salientou a importância deste Projeto para a cidade, tendo em vista o déficit habitacional existente. O Gerente Claus Olívio dos Santos ressaltou que Cachoeirinha foi um dos oito municípios no Estado e o único na Região Metropolitana aprovado no programa habitacional. Nos próximos dias, a Câmara fará uma reunião com a Prefeitura para seguir tratando do tema.

Setembro Amarelo na Câmara

A Casa do Povo convida você para participar da palestra sobre Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida com a Psicóloga Maria da Graça Fortes que acontece hoje no Plenário Osvaldo Corrêa, na Câmara de Cachoeirinha localizada na Rua Manatá,565.

Venha participar!

Câmara Municipal de Cachoeirinha abre inscrições para concurso público

O Presidente da Câmara Municipal de Cachoeirinha, no uso de suas atribuições legais, torna público, por este Extrato do Edital de Abertura nº 01/2018, que realizará Concurso Público, por meio de provas seletivas de caráter competitivo, para o provimento de Cargo e formação de cadastro de reserva  para o seu quadro de pessoal, de acordo com a Lei Complementar nº 73/2018, de criação do Cargo, com o ingresso pelo Regime Estatutário. O período de inscrição para o Cargo de Técnico Legislativo ocorre de 02 a 25 de outubro de 2018, exclusivamente, pelo site www.fundacaolasalle.org.br/concursos. O Concurso Público será executado pela Fundação La Salle e reger-se-á pelas disposições contidas na legislação municipal vigente, Lei Complementar nº 03/2006 e Decreto Municipal nº 4.707/2009, bem como pelas normas contidas no Edital de Abertura nº 01/2018, publicado na integra no site  www.fundacaolasalle.org.br/concursos, no dia 02 de outubro de 2018.

NOTA OFICIAL

A Câmara Municipal de Cachoeirinha lamenta o falecimento do mascote da Casa, o cão comunitário “Negão”, na tarde do último domingo (30), após mal súbito. Todo atendimento possível foi realizado pela clínica veterinária ao qual foi encaminhado.  “Negão” estava com todas as vacinas em dia e recebia cuidados diariamente.  O animal sempre teve a admiração e o carinho dos servidores e visitantes do Legislativo. A Casa do Povo sentirá saudades do seu amado mascote.

Desenvolvimento da cidade em pauta na Câmara Municipal

O Presidente da Câmara de Vereadores, o Vereador Rubens Otávio (MDB), e o Vereador Alcides Gattini (MDB) receberam na Câmara Municipal, na semana pasada,o Diretor do Legislativo, Gilso Nunes, o Presidente da Associação Comercial de Cachoeirinha (ACC), Cleber Soares, servidores técnicos do Poder Executivo, Jaime Haupenthal, Alex Branco, Paulo Oliveira, Claudio Pinheiro e os empresários Deoclides Oliveira e Vitor Rhade.
 
Segundo Rubens Otávio o objetivo da reunião foi de discutir assuntos relacionados ao desenvolvimento da cidade. “O Poder Legislativo vai atuar de forma mais propositiva para apresentar a Prefeitura ideias que possam contribuir para alcançar as soluções necessárias de equilíbrio socioeconômico”, destaca Rubens.
 
O vereador Alcides Gattini salienta que é necessário ter uma visão ampla das necessidades da cidade, no sentido de buscar o equilíbrio econômico e financeiro. Gattini já apresentou sugestões sobre o tema ao Prefeito Miki Breier.
O presidente da ACC, Cleber Soares, na oportunidade fez uma explicação de como está sendo a rede Simples Nacional, que é um regime tributário diferenciado, simplificado e também citou situações de trâmites de Alvarás informando como estão ocorrendo em algumas cidades da Região Metropolitana, ressaltando a necessidade do Poder Legislativo ajudar nesta demanda municipal.Também sugeriu que houvesse um estudo referente à possibilidade de adotar o Programa de Desenvolvimento Local – DEL que é um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento da região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município. Os servidores da Prefeitura Municipal na ocasião fizeram um relato sobre o orçamento financeiro e responderam alguns questionamentos sobre tributos e incentivos fiscais. Os representantes Vitor Rhade e Deoclides Oliveira atuam há muitos anos no município e consideram que este planejamento e a condução para que haja execução por parte do Poder Executivo, será fundamental para alcançar os objetivos propostos para ter o desenvolvimento que Cachoeirinha precisa. “Dando sequência a esta proposta de atuação do Poder Legislativo será formado um comitê do Plano Diretor de Desenvolvimento Econômico e Social, onde será ampliada às discussões e posteriormente apresentadas ao Poder Executivo um Projeto Indicativo”, afirma Rubens Otávio.

Alunos do EJA da Escola Fidel Zanchetta acompanham a rotina da Câmara Municipal

Na noite da última terça-feira, 25, durante Sessão Ordinária, a Câmara Municipal de Cachoeirinha recebeu a visita de estudantes do Ensino para Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fidel Zanchetta. O objetivo da visita do grupo foi para conhecer o funcionamento do parlamento e apresentar seus questionamentos para os vereadores. Os alunos, acompanhados pela Vereadora Jack Ritter (PSB) e do Presidente da Câmara, o Vereador Rubens Otávio (MDB), acompanharam o andamento da Sessão e conheceram a estrutura da casa. “Precisamos de mais ideias assim para aproximar a população da casa legislativa”, enfatiza a Vereadora Jack Ritter.

A iniciativa faz parte do projeto “A casa é nossa: exercendo a cidadania”, do professor Gilvan Teixeira, que realiza em duas oportunidades no semestre, visitas na Câmara Municipal com objetivo de acompanhar a Sessão e acompanhar a rotina da casa.

Projeto Habitacional Romênia ganha Frente Parlamentar na Câmara Municipal

Na última quarta-feira, 12, o Presidente da Câmara, Vereador Rubens Otavio (MDB), recebeu em sua sala o Presidente da Frente Parlamentar de Habitação, Vereador Alcides Gattini (MDB), os representantes Paulo Fraga, Rodrigo Haag e Rodrigo Mirabeau da entidade responsável pelo Projeto Habitacional Romênia, Cooperativa Habitacional Santa Rosa, Valdir Mattos, Secretário Municipal de Assistência Social, Cidadania e Habitação e Francisco Belarmino Dias (Major), Secretário de Sustentabilidade, Trabalho, Desenvolvimento Econômico. Também marcaram presença, Claudio Pinheiro, Diretor da Secretaria de Sustentabilidade, Leonardo Pompeo, Diretor de Sustentabilidade e Giliard Siqueira, engenheiro.

O encontro teve como pauta os esclarecimentos do tramite do Projeto Habitacional Romênia, junto a Prefeitura Municipal, Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Diante disto foi criado pela Mesa Diretora do Legislativo o Projeto de Resolução nº17/18, que Cria a Frente Parlamentar do Cadastro do Projeto Habitacional Romênia com o intuito de propor, debater, acompanhar e analisar. O Projeto Habitacional Romênia destina unidades habitacionais para moradores em situação de risco já cadastrados na Secretaria de Habitação do município.

Moção de Congratulação homenageia os 90 anos do Banrisul

Na sessão desta terça-feira, 25, a Câmara Municipal de Cachoeirinha, através de Moção de Congratulação homenageou o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), pela passagem dos seus 90 anos de fundação. A autoria foi do vereador republicano Eduardo Keller (PRB). No uso da Tribuna, o parlamentar destacou a excelência no atendimento dos funcionários e a qualidade do serviço prestado aos cidadãos da cidade.

Representando as agências bancárias no município, estavam o Gerente Geral Solon Rocha de Souza, Gerente Adjunto Gilmar Antônio Belatto (Agência Cachoeirinha), Gerente Geral Franklin nascimento e Gerente Adjunto Magno Flores (Agência do Vale Cachoeirinha). Após o término da sessão, foi entregue o certificado que simboliza a homenagem do Poder Legislativo.

Semana de Apoio aos Bariátricos e de Prevenção a Obesidade foi pauta na Câmara Municipal

O Presidente da Câmara Municipal de Cachoeirinha, o Vereador Rubens Otávio (MDB), realizou na última terça-feira, 11, na sala da Presidência, reunião para tratar dos detalhes e da estrutura das atividades da Semana de Apoio aos Operados Bariátricos e de Prevenção a Obesidade. O encontro reuniu representantes da Ação Solidária, da Associação Brasileira de Bariátricos, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e do Secretário Municipal de Saúde, Paulo Abrão. 

O Vereador Rubens Otávio é autor da lei municipal que cria do Dia Municipal de Apoio aos Bariátricos e de Prevenção da Obesidade. Em outubro, em data ainda não confirmada, o Parcão de Cachoeirinha receberá uma série de atividades alusivos a data. A Prefeitura de Cachoeirinha confirmou apoio e fornecerá a estrutura necessária para o evento.

O número de cirurgias bariátricas realizadas pelo Sistema Único de Saúde cresceu 215% entre 2008 e 2017. Foram 3.195 procedimentos em 2008, contra 10.064 em 2017. Os estados do Sudeste e do Sul puxam alta: Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo respondem por 82% dos procedimentos na rede pública. Os dados são da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), que usou informações do Datasus e do Sistema de Informações Hospitalares. Já o Ministério da Saúde, diz que o crescimento foi ainda maior: de 223%.